terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sorriso de fotografia

Quantas foram as vezes em que você sorriu pra esconder uma tristeza ou fez do sorriso um escudo que impedisse que te vissem quem é? Quantas vezes você abriu os lábios, mostrou os dentes bem cuidados por tratamentos longos de ortodontia e escondeu teu sentimento atrás dessa parede feita inteira de você?
Sorrir com os lábios mostrando os dentes é fácil. Se for uma fotografia, melhor ainda, porque ela congela aquele momento e permite que a gente sugira a falsa impressão de que nós somos (ou pelo menos estávamos) felizes.
Acontece que muitas vezes você sorri, eu sorrio, todos nós sorrimos segurando a vontade de chorar. Sorrimos só porque parece que é o certo a fazer já que não queremos ser os únicos a mostrar dor onde todos parecem só conhecer o prazer. E então a gente abre os olhos, diz o “xis (ou cheese)” e pronto: quem nos olha nos pensará bem melhor do que estamos. Mas por dentro a gente chora a dor que não cala e convive com a hemorragia que não sangra, mas também não estanca. Uma hemorragia que nos suga a própria alma.
Foto de família. “Atenção, olha o passarinho... click”. “Que família linda e feliz, nem deve ter problema”. Mas depois do flash foi cada um pro seu canto, pois representaram seu papel até o momento do “corta!”. O marido já tem outra família, a esposa se encontra com um antigo namorado e enquanto o filho fuma seu baseado, a filha engravida do namorado da irmã. Que família linda e feliz aquela que mostra os dentes e os lábios e parece que sorri.
“Vamos tirar uma selfie”. Amigos se misturam, se apertam, se abraçam, sorriem enquanto quem estica o braço tenta enquadrar todo mundo. “Que turma alegre e unida. Quisera ter amigos assim”. O que quase ninguém sabe é que o amigo de azul cantou a mulher do amigo de verde que tem um caso com a irmã do colega de preto que, mesmo com a esposa ao lado, não deixa de alisar as pernas da única amiga solteira, mas que está de caso com o chefe casado que ainda não tinha entrado na história.
“Você precisa atualizar a foto do teu perfil. Vem cá, deixa que eu tiro pra você”. Sorriso aberto, vasto, amplo, reto, branco. 1 curtida. 2 curtidas. 15, 38, 57, 132 curtidas. “Queria poder sorrir assim”. “Ah que vida boa essa pessoa deve ter”. “Também, nunca passou dificuldade”. Mas depois da foto o vazio de saber que por trás do sorriso bonito morava um sorriso vazio e desalegre.
Mostramos cada vez mais o que somos cada vez menos e isso faz mal pra todo mundo. Talvez a falta cada vez maior de humanidade nas pessoas venha disso de nos querermos super-humanos, nos disfarçando de imunes às tristezas, às vilanias e às cobiças, ao invés de reconhecermos que às vezes invejamos e choramos também. Se a pessoa acha que é a única que sente dor e não se quer a única a sentir dor, talvez até goste de saber da dor do outro.
Não podemos aceitar que seja assim. Precisamos de verdade para conosco. Precisamos voltar a sorrir de verdade, por inteiro, com o corpo todo. Um sorriso que comece nos olhos, passe pelos lábios, sinta na pele, no tato, no âmago e de coração. Um sorriso que seja de verdade.
Mentir que somos felizes, não nos faz mais feliz. Só nos faz ainda mais tristes.

Nenhum comentário: