terça-feira, 13 de maio de 2014

Não vamos falar da Lei Áurea?



Penso que alguns erros devem sempre ser relembrados para que não tornem a se repetir. Ignorá-los é correr o risco de absolver a história e seus vilões, permitindo que venham outros e façam o que já não vilipendia o pensamento de ninguém.
Não é novidade que há uma tendência dos - permitam um neoligismo -  "ideologistas" (pra não dizer idiotas) do atual governo em tentar rescrever a história do Brasil. Capitaneados pela super-superestimada Marilena Chauí, querendo apagar das "cartilhas escolares" episódios que marcaram nossa história e fizeram do Brasil o país (a republiqueta) que é.
Me refiro a isso, porque hoje é dia 13 de maio e li toda sorte de idiotices no Facebook e mesmo em outras mídias, mas até agora, quase nenhuma menção a ser aniversário da Lei Áurea, responsável por colocar um fim à escravatura no Brasil. E não acho que seja coincidência.
Datas como essa deveriam ser exaltadas sempre e não, como sugeriu alguns, evitadas como forma de se esquecer que houve tal período que mancha a história brasileira. A Princesa Isabel deveria ser exaltada por seu ato de coragem, na medida em que sabia que acelerava o fim da já desgastada monarquia que mantinha sua família no poder... Mas, principalmente, deveríamos todos refletirmos sobre o que foi aquele período para que nunca mais ousássemos nem pensar em repetir...
Na hora de postar #SomosTodosMacacos, aparece um monte de idiota, mas no que é importante, cada qual volta à irrelevância de sua falta de opinião.

Nenhum comentário: